WE ARE RUNNING OUT OF TIME é um projeto interseccional defendendo a interseccionalidade como forma de olhar para o mundo, onde a arte, o desporto e a cidadania se encontram para gerar espaço de encontro e diálogo.

Statistics

1,165

m

1,832

m

7

max°

Difficulty

FATMAP difficulty grade

Moderate

Description

WE ARE RUNNING OUT OF TIME é um projeto do ilhas estúdio que tem como objectivo a criação de uma maratona visual no dia 24 de Julho durante o festival Walk&Talk: uma prova, dividida em 4 percursos, que percorre trilhos e caminhos da ilha de São Miguel e no qual toda a gente pode participar a correr ou a caminhar.

Uma maratona que é uma urgência e unirá a corrida a reivindicações, lutas e causas de todas e todos aqueles que dela fizerem parte.

Aceitando que cada indivíduo não consegue dar voz a todas as causas, convocamos esta maratona para que cada um possa dar voz a pelo menos uma.

Vamos correr juntes contra o tempo: correr porque já estamos a ficar sem tempo para lutar pela igualdade de género, contra a homofobia, contra a transfobia, contra o racismo.

Estamos a ficar sem tempo para lutar por um mundo mais sustentável, por um mundo sem guerra, por um mundo sem fome e sem violência doméstica.

O número de causas será reflexo da quantidade de pessoas que fizerem parte deste projeto-maratona-manifestação-visual.

Quanto mais diverses formos, mais diversas e necessárias serão as nossas causas.

A maratona pela ilha de S.Miguel está dividida em 4 percursos (42km, 21km, 8km, 3km) e serão as âncoras deste projecto, uma vez que estes pontos serão o local onde pessoas, associações, coletividades ou grupos informais se podem juntar a esta grande corrida.

Nestes pontos, fazendo uma homenagem ao espírito da maratona, ocorrerá a passagem simbólica de um testemunho. Os corpos des participantes da maratona serão o suporte de peças visuais: todes es participantes irão usar uma peça gráfica desenhada pelas ilhas estúdio através de uma frase submetida por cada pessoa no ato de inscrição da maratona.

Em colaboração com diversas associações da ilha de São Miguel vamos pintar a paisagem.

Nos dias que antecedem a maratona começaremos a marcar o percurso por onde passa a maratona com frases pintadas em stencil nas ruas.

Para que as ruas fiquem com memória pintaremos: ‘UM PAÍS SEM CULTURA É UM PAÍS SEM VOZ’, ‘RACISMO NÃO É OPINIÃO’, ‘PROTEGE A PAISAGEM’, ‘O MEU CORPO A MINHA ESCOLHA’, etc. Cada troço do percurso será entregue a uma associação e esse percurso irá refletir sobre as suas ideias.

As associações envolvidas no projeto são: Soliedariar’te Açores, Cesaçor - Cooperativa Regional de Economia Solidária, AMAR - Açores Pela Diversidade, APF - Associação de Planeamento Familiar, Pride Açores, APAV - Apoio à Vítima, AIPA - Associação dos Imigrantes nos Açores, Amigos dos Açores, Kairós - Cooperativa Incubação Iniciativas Economia Solidaria, Novas Rotas, A Alternativa - Associação Contra as Dependências, Arrisca, Novo Dia - Associação para a Inclusão Social, As Cores dos Açores e Aurora Social. Esta maratona tem no total 24 prémios.

Cada percurso (42km, 21km, 8km,3km) tem três prêmios, para os três géneros desta maratona: femenino, masculino e não binário.

De igual forma para atletas com deficiência. Os prémios são peças de artistas que participaram no festival durante os seus 10 anos. Parte dos fundos arrecadados na maratona serão entregues às diferentes associações que participam na maratona. WE ARE RUNNING OUT OF TIME é um projeto interseccional defendendo a interseccionalidade como forma de olhar para o mundo, onde a arte, o desporto e a cidadania se encontram para gerar espaço de encontro e diálogo.